Liberdade à imprensa
Liberdade de imprensa é uma parte da lei de liberdade de expressão. A lei que possibilita a liberdade de informar e ser informado, garante ao jornalista a possibilidade de não sofrer censura de nenhum poder do Estado. O art. 5° da constituição brasileira diz: “ é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. Entre os direitos da liberdade de imprensa está o anonimato da fonte. Mas o próprio jornalista se publicar algo impróprio, malicioso ou ilegal deve assumir as consequencias de sua própria temeridade. Assim como direitos, a liberdade de imprensa possui alguns deveres como por exemplo: O dever de cuidado, o dever de pertinência e o dever de veracidade.
Como explica o professor e assessor de imprensa Guilherme Lima: “A liberdade de imprensa é a autonomia que a imprensa tem para lidar com a verdade, o jornalismo lida com a verdade e tudo aquilo que você não pode falar é tratado como censura e isso é contra o princípio da imprensa e jornalismo”.

Um dos deveres do jornalista é levar a notícia de verdade e com o máximo de informações possíveis à população. Mas qual a importância dessas notícias serem verdadeiras para a nossa democracia? “São essenciais para a democracia porque com a verdade, com a informação e com conteúdo verídico, as pessoas tem uma condição de serem libertadas pela verdade, a verdade ela constrói e a tomada de consciência do cidadão crítico faz com que ele acabe votando melhor, ele vai cobrar mais o seu político, ele vai cobrar mais um retorno social dos impostos que ele paga”. Completou o professor Guilherme Lima.
Mesmo a liberdade de imprensa sendo algo fundamental para o processo de democratização da informação, alguns veículos podem implantar alguns “limites” para os seus jornalistas e repórteres. Beirando a censura, como explica o professor Guilherme Lima : “ Eles são uma empresa de comunicação, e como empresa eles visam lucro, então eles tem que ter uma boa reputação. Então eu vejo que nos grandes veículos de comunicação, não tem uma censura porque se eles censurarem os anunciantes que mantém a programação ativa e que dão lucro para os empresários não vão querer anunciar”.
Para combater a desinformação, o Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa é publicado todo ano desde 2002 pela Repórteres sem fronteiras (RSF). O ranking tem como objetivo mostrar as restrições e os entraves da cobertura jornalística. Este ano devido ao Covid-19 o ranking abordou principalmente a desinformação no combate ao vírus. Como citou o secretário-geral da RSF, Cristophe Deloire a respeito da desinformação que alguns presidentes passaram à sua população, como por exemplo: Jair Messias Bolsonaro e Nicolás Maduro que indicaram medicamentos não comprovados para o combate a Covid-19. O ranking aponta ainda alguns países como o Irã e o Egito que censuram os seus jornalistas e deixam que publiquem somente aquilo que foi divulgado pelo ministério da saúde.

O ranking mostra que os países europeus estão à frente dos demais continentes. A Noruega aparece pelo quinto ano consecutivo com a líder do ranking, seguido por Finlândia, Suécia e Dinamarca. Já o Brasil entra na zona vermelha na qual seria a mais “difícil”. A censura à imprensa e os ataques aos jornalistas, fizeram com que a família Bolsonaro fossem um dos grandes responsáveis por essa queda no ranking.
O secretário Cristophe Deloire afirmou que a desinformação está gravemente comprometida em 73 dos 180 países do ranking e que com cada vez mais fake news, o jornalismo é a melhor vacina contra o vírus da desinformação.
Confira as respostas completas do nosso entrevistado:
https://drive.google.com/file/d/1GR4Z4ZF8ihBhwWB3zggP_LK9v_wcweXx/view?usp=sharing
Fonte: https://jus.com.br/artigos/32358/liberdade-de-imprensa-no-brasil
https://www.aurum.com.br/blog/liberdade-de-imprensa/
https://rsf.org/pt/noticia/o-ranking-mundial-2021-analises-regionais
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/04/20/brasil-perde-quatro-posicoes-no-ranking-mundial-de-liberdade-de-imprensa.ghtml
Imagens: https://www.vpnconfiavel.com/blog/liberdade-de-imprensa-no-brasil
https://rsf.org/pt/classificacao%20